Hora da lição é hora da lição!

Quem nunca ouviu a frase “Hora da lição é hora da lição”? E ai de mim se não fizesse…. Mas não reclamo e, hoje, como mãe, assino a mesma cartilha da minha mãe e explico o porquê e porque funciona. Que as crianças precisam de rotina é de conhecimento geral no mundo materno e até fora dele. Claro, que uma surpresa ou outra faz parte da vida, sem contar os imprevistos, mas no dia a dia saber o que faremos já nos ajuda a organizar nossos pensamentos e focar melhor nossos objetivos. 

Com as crianças não é diferente. Elas precisam se sentir seguras e a rotina traz um equilíbrio maior para a saúde física e mental dos pequenos. Vamos lá… Cada família tem sua própria rotina e estilo de vida. Seja ele qual for é fundamental incorporar as atividades de todos os membros dessa família assim como suas necessidades. Aí, entra o planejamento baseado nas tarefas de cada um, as prioridades, os compromissos e as lições de casa fazem parte do pacote. 

Desde a primeira infância, no primeiro contato com a sala de aula educar a criança para que respeite as regras escolares, os coleguinhas de classe, professores e funcionários é sim tarefa dos pais. E não da escola! Estabelecer uma rotina de estudo mesmo que não tenha provas apenas tarefas lúdicas, para sua idade, ajudará seu filho lá no sexto ano, quando tudo muda e cada disciplina tem seu próprio professor. Acredite, garanto a você!  

Comigo funciona até hoje da seguinte forma… chegar da escola, tomar banho, almoçar, fazer as lições dadas, priorizando as tarefas que serão cobradas no dia seguinte, alternar com atividades da semana (esportes e/ou idiomas) e ter seu momento – que implica em brincar, ver tevê, ler, jogar e jantar. Claro, que na sua casa, você irá determinar a ordem dos afazeres. Logo no início pode ser um pouco confuso, mas não desista, mantenha o ritmo por quinze dias e automaticamente todos entrarão na rotina. 

Quanto às lições de casa, você pode e deve acompanhar o processo. Nunca fazer por eles nem dar a resposta pronta. É importante que você seja presente para dar atenção, segurança e apoio moral. Quando surgirem as dúvidas, ensine seu filho a pensar… “O que você acha que é?”, “Qual resposta você daria?” e naquele caso que não entende de jeito algum, leia, ensine, faça com ele e peça para perguntar à professora se ainda não conseguiu entender. Seja qual for a idade dele!  

Quando chegar o momento da prova também será necessário planejar junto a seu filho. Ensine-o a estudar, lembrando que cada pessoa tem seu próprio método. Mostre o seu e veja se ele se adapta, caso contrário, deixe-o livre para criar o seu próprio. E não ‘tome lição’ como faziam nossas mães. Nada mais cruel e tenebroso que entrar em pânico antes da prova! Leia o conteúdo com ele somente depois que ele já estudou, apenas para reforçar. Não menospreze as atividades que os professores enviam para serem feitas em família, mostre o valor que tem o aprendizado, e acima, de tudo, faça parte! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *