Férias… em casa!

Enfim, férias de julho… só para as crianças! O que fazer? Como gastar tanta energia dos pequenos com pais que seguem trabalhando nesse período? E para os pais que permaneceram em home office?

A ideia da tevê de babá geralmente é a mais comum e prática, mas celulares e games liberados são mais atraentes aos olhos de todos. Alerta!

Para manter os filhos entretidos e seu trabalho em dia separamos algumas dicas para esse mês:

  • Estabeleça horários e regras, mesmo que flexíveis, afinal as crianças estão de férias;
  • Determine períodos (tempo de início e fim) para as telas, sejam quais forem;
  • Concilie suas pausas de trabalho com atividades junto a eles. Por exemplo, uma pausa para o café com um ‘quiz’ ou um jogo de dominó.
  • Mantenha a família reunida nas refeições: peça ajuda dos pequenos para preparar o almoço, as crianças adoram entrar na cozinha. Omeletes e salada de frutas são algumas sugestões fáceis de preparo para qualquer idade. Claro que a parte do fogão é por sua conta! Vale também para o lanche da tarde, bolos e biscoitos sempre rendem deliciosas risadas…
  • Libere uma área para a bagunça, mesmo em apartamentos é possível separar um cantinho que depois eles mesmos consigam organizar.
  • Forneça massinhas, blocos de montar e encaixar, quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, folhas sulfite, lápis de cor, giz de cera… brinquedos que tenham afinidades de acordo com a idade e estimulem a imaginação.
  • Separe embalagens recicláveis (potes de margarina, iogurte, caixas de leites, garrafas de águas, tampinhas plásticas…) e proponha a criação de  brinquedos de sucata para uma divertida exposição familiar.
  • Ao encerrar suas atividades profissionais diárias, proporcione momentos de leitura, filmes e séries para compartilhar opiniões e carinhos. E lembre-se que o importante é sempre combinar antes o que será feito para que todos fiquem bem.

Bons momentos a vocês!

Por Marina Gaeta

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *