Sua casa colorida com harmonia

O uso de cores vibrantes, mas em nuances pastéis, pode ser uma boa opção para quem quer ousar sem deixar o ambiente cansativo. Arquiteta Anna Paula Melo, que assina o decorado do Cena Marista By Brasal, dá essa e outras dicas de como pensar os tons dos espaços internos

As cores de uma casa ou apartamento dizem muito da personalidade de seus donos e podem até influenciar no humor de quem frequenta um determinado ambiente. Para não errar na mão e fazer com que os tons se harmonizem e ao mesmo tempo tenham o estilo de quem irá usar o espaço, a arquiteta Anna Paula Melo dá algumas dicas de como ousar, mas sem deixar o ambiente cansativo. Em seu recente projeto, o decorado do Cena Marista By Brasal, a profissional traz bons exemplos de como combinar cores das paredes com os móveis e ressalta que na hora de definir os tons o bom senso é sempre fundamental.

Uma primeira dica é evitar as cores quentes nos ambientes internos como, por exemplo, vermelho, laranja e amarelo, pois são tonalidades que estimulam mais os sentidos, ao invés de descansar. “O ideal é usar cores que te tragam a sensação de paz, tranquilidade, como os tons azuis, verdes e os pastéis e com gradações mais suaves, a exemplo do que usamos no living do Cena Marista, onde aplicamos nuances em azul, coral, cinza”, explica. No espaço destinado à cozinha, arquiteta apresenta outros bons exemplos do uso da suavidade das cores, adotando tons pastéis em azul turquesa e coral na mobília, elementos que harmonizam com o tom cinza de baixa gradação usado nas paredes.

Outra dica dada por Anna Paula é a opção de usar elementos que possam ser facilmente trocados de lugar como tapetes, almofadas, banquetas, cadeiras. Ela explica que esses itens podem ter mais cores e se destacarem no ambiente, mas sem comprometer com a harmonia das cores e a sensação de tranquilidade. “Podemos, por exemplo, incluir mais cores nos móveis com tinta lacca, como fizemos no decorado do Cena [Marista], mas há outras possibilidades, como por exemplo, colocar almofadas mais ousadas, um tapete com mais cor, até mesmo as capas das cadeiras de mesa de jantar podem ser trocadas. Esses são itens em conta e que podem mudar a cara de um ambiente facilmente”, esclarece.

Um pouco de ousadia

Anna Paula Melo conta que no decorado do Cena Marista buscou ousar na palheta de cores, porém sem abrir mão dos tons mais pastéis em azul tiffany, turquesa e coral, usados nos armários da cozinha e no aparador. Mesmo o amarelo, uma cor mais quente, pode ser pode ser percebida em itens da sala, mas de forma bem suave. Nuances de verde e cinza bem claro aparecem nas paredes e a variação fica por conta do bege do piso. “Na sala temos também a poltrona C220 da Carbono Design em tom de azul mais claro, que compõem com o tapete belga em uma linha mais vintage”, pontua a arquiteta.

Ainda dentro do projeto do Cena Marista, no quarto do menino os tons mais fortes se sobressaem. Anna Paula ressalta que em se tratando de cores nada é necessariamente proibido, mas o bom senso deve sempre ser levado em conta. “Usamos um azul escuro no quarto do menino, tanto no nicho da parede, quanto no armário da suíte. Nesse ambiente, o bacana foi que conseguimos dar um toque de charme ao usarmos o azul não em toda a parede, mas sim em pontos estratégicos. O ambiente também ganhou mais alegria com o tema é Star Wars, então colocamos adornos, e até um papel de parede que remetem a famosa franquia de filmes”, explica Anna Paula.



Funcionalidade

No decorado do Cena Marista, a arquiteta Anna Paula Melo trouxe a beleza e a funcionalidade andando lado a lado, um exemplo é o uso de um aparador que faz a junção da sala e a cozinha. “Nele usamos a tinta lacca em turquesa. Para o lado da cozinha, o móvel é uma mesa, que comporta duas cadeiras, e para o lado da sala ele acopla uma adega e cristaleira”, explica.

Além disso, a arquiteta também incluiu à sala um banco funcional, de fora a fora em uma das paredes, que serve tanto para acomodar as pessoas sentadas, como uma bancada que pode receber itens decorativos e livros. “Nele colocamos almofadas de veludo azul escura para dar mais conforto”, explica.

Outro item que chama atenção pela beleza e funcionalidade é a bancada de estudos do quarto da menina, que em um estilo clean, pode ser aberta e se tornar uma penteadeira. “Para esse desenho pensei em algo que fosse mais usual, ela pode tanto estudar ou trabalhar aqui, quanto usar para se maquiar, com a abertura temos o espaço para guardar as makes, esmaltes e outras coisas”, ressalta.



B01 468x60

Sobre o Cena Marista By Brasal
O Cena Marista By Brasal será erguido na Rua 1.124, a poucos metros do Parque Areião e da Alameda Ricardo Paranhos, dois pontos que são referência na capital para a prática de atividades físicas e lazer.

Construído em torre única, o empreendimento terá unidades com metragem padrão de 125 m² com três suítes e planta flexível. Como atributos de sofisticação e tecnologia, o residencial contará com elevador e hall privativos, piso porcelanato polido 1×1, infraestrutura de automação para som, câmeras, iluminação, persianas e cortinas, cinco pontos de ar condicionado e tomadas USB. O empreendimento também será entregue com a fachada com pintura acrílica pele de vidro laminado silver grey, guarda corpo em estrutura de alumínio. No hall de entrada, a porta será blindada. Serão duas entradas/saída de veículos. A área de lazer, terá piscina adulto e infantil aquecidas, quadra de esporte, varanda de jogos e bar, espaço fitness, biblioteca, salão de festas, espaço gourmet, churrasqueira e pergolado. Todos os ambientes entregues equipados, decorados e climatizados.

Fonte e foto:Comunicação sem Fronteiras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *