Vinhos que combinam com o inverno

Sommelier indica algumas opções que harmonizam com pratos comuns na estação mais fria do ano

Com a chegada das temperaturas mais baixas, o desejo de degustar um bom vinho se torna ainda mais irresistível, especialmente pelas experiências diferenciadas que a bebida proporciona. Para os amantes do vinho, o inverno é a melhor época para degustar a bebida, seja em um jantar no restaurante acompanhado de amigos ou familiares, ou no conforto e aconchego de casa.

Para ajudar a escolher as melhores opções para a estação, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, indica algumas opções que prometem agradar aos mais diversos paladares da temporada.



Entre as sugestões está o Lambrusco Reggiano Concerto, de aromas de groselha vermelha, rosas e especiarias. O vinho é macio, fresco, com uma bela concentração frutada. Para acompanhar a bebida, a dica é apostar em uma deliciosa lasanha à bolonhesa, pizzas, bruschettas, e aperitivos com mortadela e salames.

O sommelier ressalta que os tintos são mais indicados para a estação, devido a sua harmonização com pratos mais consumidos no inverno e seu alto teor calórico, já que a estação pede vinhos mais incorporados, com uma leve sensação de calor na boca. Com coloração rubi e notas de morangos maduros e pimenta preta, o tinto Cume Tinto (Alves de Sousa) 2014 é um vinho bastante versátil no dia a dia. “Pode acompanhar refeições com massas frescas e molhos cremosos de queijos, arroz de forno, frango cremoso gratinado, além de embutidos portugueses, como chouriços, alheiras e salames”, aponta Sidney.

Para deixar o inverno mais doce e agradável, o vinho branco pode ser uma opção agradável para os paladares. O Alain Brumont Torus Pacherenc du Vic Bilh 2013, possui aromas exóticos de frutas como abacaxi, lichia e physalis. Apresenta grande harmonia entre acidez e doçura, contrastando com sabor de frutas. Para saborear, a dica é harmonizar com bolos de amêndoas, tortas de frutas frescas e morangos picados com suspiro e chantilly.

Fonte: Presse Com.Empresarial Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *